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Prisma Pneus


Serviços

Alinhamento

AlinhamentoO alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si.

O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículos oferecendo maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade. Alterações que ocorra nas especificações de alinhamento, que podem ser ocasionada por impactos, trepidações, compressões laterais e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o comportamento do veículo, além de causar o desgaste irregular dos pneus. O controle e as eventuais correções somente deverão ser efetuadas desde que não hajam folgas, excessivas nos terminais, axiais e de direção, nos rolamentos, nos embuchamentos e pinos de suspensão, ou aros defeituosos.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Balanceamento

BalanceamentoUma roda completa num veículo está sujeita a desequilíbrios que se traduzem em vibrações.

O serviço de balanceamento necessário para equilibrar o peso do conjunto montado do pneu com a roda e a válvula(bico).

A máquina de balancear simula o movimento de rodagem do conjunto montado, informa o peso do chumbo e indica o ponto mais leve do conjunto onde deverá ser fixado o chumbo para corrigir e contrapor este desequilíbrio.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Danos provocados pelo falta regular do balanceamento de rodas:

  1. Desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus;
  2. Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção, articulador axial.
  3. Perda de tração e estabilidade;
  4. Dificuldade de manter o veículo na trajetória.

Quando deve ser feito?

  • Por ocasião da troca dos pneus;
  • Preventivamente a cada 10.000 km ou 6 meses;
  • Quando houver indícios de desgaste irregular dos pneus;
  • Sempre que surgirem vibrações no veículo ou ressonâncias nos pneus;
  • Sempre que o conjunto roda e pneu forem desmontados para o conserto do pneu ou reparo da roda;
  • Sempre que for feito o rodízio dos pneus.

Cambagem ou Câmber

Cambagem ou CâmberO câmber é o grau de inclinação lateral da roda e é fundamental para que os pneus possam aderir o melhor possível ao solo. Distribuindo o peso do veículo sobre a banda de rodagem de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Com o câmber ajustamos a inclinação do pneu em relação ao chão. É usado para o pneu ter menos contato com a superfície nas retas e um contato perfeito dos pneus nas curvas onde a transferência de peso empurrará os pneus para o chão. Esse é o ajuste da inclinação das rodas, de modo que o pneu fique com toda a superfície em contato com a pista nas curvas.

As forças que agem no pneu tendem a fazer com que a extremidade interna do pneu sob carga (lado externo da curva) descole do chão. Para corrigir isto, algum câmber estático negativo é acrescentado nas rodas dianteiras, de forma que o pneu carregado externo permaneça plano nas curvas. As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Camber Negativo:

Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.

Camber Positivo:

Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca consequentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.

Camber Desigual:

Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.

Danos provocados pelo camber irregular:

  • Desgaste interno ou externo dos pneus;
  • Desgaste prematuro dos pneus;
  • Desconforto ao dirigir;
  • Perda da estabilidade do veículo.

Quando deve ser feito?

  • Sempre que fizer o alinhamento de direção e for detectado que as medidas do câmber estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo;
  • Quando os pneus apresentarem desgastes excessivos internamente ou externamente.
  • Caster

É o ângulo de direção do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical, para frente (negativo) ou para trás (positivo). O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu. As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Higienização do Ar condicionado

Higienização do Ar condicionadoEmbora não interfira no funcionamento do veículo, a substituição periódica do filtro do ar-condicionado e a higienização do ar condicionado é fundamental para boa qualidade do ar dentro da cabine e saúde dos passageiros.

Os sistemas de ar condicionado automotivo são contaminados com colônias de bactérias, fungos e ácaros que se desenvolvem nas paredes dos dutos e no filtro de ar condicionado. Essas colônias são responsáveis pelo mau cheiro encontrado em alguns sistemas e também pode agravar doenças respiratórias dos condutores dos veículos.
O sistema de limpeza de ar condicionado automotivo por ozônio elimina odores desagradáveis, as colônias de fungos, bactérias e ácaros. A higienização por ozônio e a substituição do filtro de ar condicionado é recomendada ser realizada anualmente ou a cada 20.000KM.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Benefícios

  • Elimina as colônias de bactérias os ácaros e fungos das paredes do sistema;
  • Elimina o mau cheiro causado pelas bactérias, ácaros e fungos;
  • Aplicação rápida e segura;
  • Deixa um odor leve e agradável;

Revisão dos Freios

Revisão dos FreiosO uso contínuo dos freios durante um período resulta no desgaste natural de alguns de seus componentes. Por isso, é de extrema importância para a segurança dos passageiros verificar o estado dos discos, pastilhas e o nível do fluído de freio, em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros.

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo e fora os danos materiais que uma o sistema de freio possa causar em outras peças do conjunto e os pneus do veículo, existe o risco muito maior e imprevistos de acidentes.

Seu funcionamento preciso proporciona ao condutor segurança ao dirigir aliado a resposta imediata do veículo em qualquer tipo de terreno e suas imperfeições, seja em linha reta ou curva. Qualquer deficiência apresentada nestes momentos poderão causar danos imprevisíveis ou até mesmo acidentes fatais.


O ideal é que sempre tenhamos muita atenção com a manutenção adequada dos componentes do sistema de freios do veículo.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

A revisão do sistema de frenagem inclui a inspeção dos seguintes itens:

  • Pastilhas;
  • Discos;
  • Cilindro;
  • Patim
  • Tambor
  • Fluidos de Freios;
  • Flexíveis

Dica

Quando substituída o usuário do veículo precisa efetuar o assentamento das pastilhas de freio conforme descrito. Nos primeiros 200km, após a troca das pastilhas de freio, frear o veículo moderadamente e com cuidado, lembrando que o conjunto, disco e pastilha, está em fase de assentamento, após o assentamento das pastilhas de freio o sistema estará respondendo normalmente. Esse procedimento não elimina a eficiência da frenagem, mas, sim, possibilita o perfeito assentamento do conjunto, impossibilitando futuros problemas com ruído.

Revisão Mecânica

Revisão MecânicaA revisão mecânica é recomendada realizar de forma preventiva a cada 10.000 quilômetros. Na revisão Mecânica da Prisma Pneus será conferida as condições gerais do carro.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

A revisão mecânica inclui a checagem dos seguintes itens:

  • Sistema de injeção, velas;
  • Correias dentadas e tensionadores;
  • Filtros de ar, óleo e combustíveis;
  • Kit de embreagem;
  • Coxins do motor e do câmbio;
  • Sitema de arrefecimento.

Revisão Suspensão

Revisão SuspensãoAssim como o sistema de freios, o conjunto da suspensão também constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo e fora os danos materiais que uma suspensão possa causar em outras peças do conjunto e os pneus do veículo, existe o risco muito maior e imprevistos de acidentes.

Seu funcionamento preciso proporciona ao condutor segurança ao dirigir aliado a resposta imediata do veículo em qualquer tipo de terreno e suas imperfeições, seja em linha reta ou curva. Qualquer deficiência apresentada nestes momentos poderão causar danos imprevisíveis ou até mesmo acidentes fatais.

O ideal é que sempre tenhamos muita atenção com a manutenção adequada dos componentes da suspensão do veículo.

Rodar em vias e estradas mal conservadas pode acarretar diversos problemas mecânicos no sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos do movimento do automóvel.

A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada 10.000 quilômetros. Também é recomendado realizar este procedimento quando houver desgaste ou troca de pneus, substituições de itens da banda de rodagem, dificuldade de manter o carro em sua trajetória, e após fortes impactos contra buracos, pedras, guias ou outros objetos. O mau funcionamento da suspensão diminui a vida útil dos pneus, aumenta o consumo de combustível e o desgaste da banda de rodagem.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

A revisão no sistema de suspensão inclui a inspeção dos seguintes itens:

  • Amortecedores;
  • Bandejas;
  • Bieletas;
  • Buchas;
  • Coxins;
  • Kits de amortecedores ( batentes e coifas);
  • Molas;
  • Pivôs;
  • Rolamentos dos Amortecedores;
  • Terminais Axiais;
  • Terminas de Direção.

Troca de óleo

Troca de óleoO óleo lubrificante vai se degradando ao longo do tempo na medida em que os aditivos originais da formulação vão se esgotando. Outro fator que ocorre naturalmente, é a contaminação do óleo devido à queima de combustível e do próprio óleo lubrificante.

A troca de óleo requer espaço adequado, equipamentos específicos além de profissionais capacitados.

As lojas Prisma Pneus possui técnicos de serviços especializados e equipamentos de última geração garantem a qualidade deste serviço para sua total tranquilidade, maior conforto e segurança.

Recomendações e cuidados importantes que devem ser tomados para evitar danos ao motor:

  • Utilize somente o óleo lubrificante recomendado e indicado pelo fabricante do veículo. O óleo recomendado estará dentro das especificações técnicas e recomendas e atenderá as exigências para a devida lubrificação deste motor;

Cuidados Gerais:

  • Não exponha o motor do veículo a riscos desnecessários rodando com o óleo vencido. A eficácia de lubrificação do óleo diminui à medida que a quilometragem aumenta, e tal prática reduz consideravelmente a vida útil do motor provocando o desgaste excessivo de suas peças e engrenagens;
  • Verifique frequentemente e fique atento aos níveis do óleo no motor;
  • O nível do óleo no motor deverá estar sempre entre o mínimo e o máximo indicados na vareta de medição; Esta medição deve ser feita, em terreno plano e no tempo mínimo de 5 minutos após desligar-se o motor do veículo.
  • Evite a formação de borras de óleo no cárter . A formação de borras pode acarretar diversos problemas que prejudicam, desgastam e afetam o desempenho do motor. As borras são causadas por diversos fatores, tais como:
    • Aplicação incorreta do óleo lubrificante no motor;
    • Uso de aditivação extra;
    • Uso de combustível adulterado;
    • Extensão do período de troca;
    • Mistura de óleo lubrificante de diferentes especificações (mineral, semi-sintético e sintético).

Dicas de manutenção:

  • O excesso de óleo poderá causar vazamentos indesejáveis que podem atingir as partes superiores dos cilindros e câmaras de combustão do motor sujando as velas, causando batida de pino e perda de rendimento do motor;
  • A falta de óleo retarda a lubrificação e a refrigeração do motor, provoca aquecimento e pode até mesmo levar o motor a fundir;
  • Fique atento aos filtros de óleo e de ar do veículo. Faça a troca adequadamente considerando e obedecendo às recomendações indicadas pelo fabricante do veículo;
  • Jamais misture óleos de marcas e tipos diferentes. Isto prejudica o desempenho do motor do veículo, lembrando que óleos lubrificantes são elaborados a partir de componentes químicos diferentes, portanto não devem ser misturados;
  • Atenção tome muito cuidado ao completar constantemente o óleo do motor ao invés de trocá-lo. O funcionamento do motor gera resíduos que se acumulam e contaminam o óleo, o qual acelera o desgaste do motor, diminuindo respectivamente a sua vida útil
  • Uma boa dica é trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo. Mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, e limpo, e o mesmo seja eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação liquida, que são fatores que contribuem para a degradação do óleo. O óleo e os filtros (de ar, óleo e combustível) precisam, então, serem trocados em intervalos adequados recomendados pelo manual de seu veículo. Consulte-o sempre.